PERGUNTAS DESAFIADORAS


Perguntas desafiadoras

Juntamente com as atividades propostas abaixo, elencamos algumas perguntas para que as crianças possam refletir sobre a possibilidade de representação numérica através do ábaco. Através das atividades propostas para alunos do 4º ano, o professor poderá analisar o conhecimento dos alunos quanto à formação dos números e sua representação numérica no ábaco, o conceito de subtração e soma e até mesmo a interpretação de textos através do que está sendo solicitado.
É uma forma de o professor avaliar a evolução de cada um e a partir daí dar aprimorar a sua prática diária.
1-  Qual é o número que está representado no ábaco?
(A) 1.314
(B) 4.131
(C) 10.314
(D) 41.301





2- Indique os números nos ábacos abaixo:
a. 12547          b. 1026           c. 1508           d. 14250



3- Observe os ábacos abaixo e faça o que se pede:
       X                                                                                                 



 Y














 Z












Qual é o número representado pelo ábaco:
X: ____________ Y: _____________ Z: __________

Agora, utilizando o espaço abaixo para realizar as contas, responda com muita atenção:
a. Some o número do ábaco Y com o número do ábaco Z. O resultado é: _______
b. Subtraia o número do ábaco Y com o número do ábaco Z. O resultado é: _____
c. Subtraia o número do ábaco X com o número do ábaco Y. O resultado é: ______
d. Subtraia o número do ábaco X com o número do ábaco Z. O resultado é: ______
e. Subtraia o número do ábaco X com o resultado do item a. O resultado é: ______
f. Subtraia o número do ábaco X com o resultado do item b. O resultado é: ______
g. Subtraia o número do ábaco X com o resultado do item c. O resultado é: __________

Outras possibilidades de representação do número solicitado no ábaco:

  1. Escreva três exemplos de adição com números de um algarismo cujo resultado possa ser ainda representado com um algarismo.
  2. Escreva três exemplos de adição com números de um algarismo cujo resultado deva ser representado com dois algarismos.
  3. Escreva três exemplos de adição com números de dois algarismos onde não há necessidade de efetuar as trocas de dez unidades por uma dezena.
  4. Escreva três exemplos de subtração com números de dois algarismos onde não há necessidade de efetuar as trocas de dez unidades por uma dezena, ou seja, sem o “empresta-um”.
  5. Escreva três exemplos de subtração com números de dois algarismos onde há necessidade de efetuar as trocas de dez unidades por uma dezena.





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