Juntamente com as atividades propostas
abaixo, elencamos algumas perguntas para que as crianças possam refletir sobre
a possibilidade de representação numérica através do ábaco. Através das
atividades propostas para alunos do 4º ano, o professor poderá analisar o
conhecimento dos alunos quanto à formação dos números e sua representação
numérica no ábaco, o conceito de subtração e soma e até mesmo a interpretação
de textos através do que está sendo solicitado.
É uma forma de o professor avaliar a evolução de
cada um e a partir daí dar aprimorar a sua prática diária.
1- Qual é o número que está representado no
ábaco?
(A) 1.314
(B) 4.131
(C) 10.314
(D) 41.301
(A) 1.314
(B) 4.131
(C) 10.314
(D) 41.301
2- Indique os números nos
ábacos abaixo:
a. 12547 b. 1026 c. 1508 d. 14250
a. 12547 b. 1026 c. 1508 d. 14250
Y
Z
Qual é o número representado
pelo ábaco:
X: ____________ Y: _____________ Z: __________
Agora, utilizando o espaço abaixo para realizar as contas, responda com muita atenção:
X: ____________ Y: _____________ Z: __________
Agora, utilizando o espaço abaixo para realizar as contas, responda com muita atenção:
a. Some o número do ábaco Y com
o número do ábaco Z. O resultado é: _______
b. Subtraia o número do ábaco Y com o número do ábaco Z. O resultado é: _____
c. Subtraia o número do ábaco X com o número do ábaco Y. O resultado é: ______
d. Subtraia o número do ábaco X com o número do ábaco Z. O resultado é: ______
e. Subtraia o número do ábaco X com o resultado do item a. O resultado é: ______
f. Subtraia o número do ábaco X com o resultado do item b. O resultado é: ______
g. Subtraia o número do ábaco X com o resultado do item c. O resultado é: __________
b. Subtraia o número do ábaco Y com o número do ábaco Z. O resultado é: _____
c. Subtraia o número do ábaco X com o número do ábaco Y. O resultado é: ______
d. Subtraia o número do ábaco X com o número do ábaco Z. O resultado é: ______
e. Subtraia o número do ábaco X com o resultado do item a. O resultado é: ______
f. Subtraia o número do ábaco X com o resultado do item b. O resultado é: ______
g. Subtraia o número do ábaco X com o resultado do item c. O resultado é: __________
Outras possibilidades de representação do número solicitado no
ábaco:
- Escreva
três exemplos de adição com números de um algarismo cujo resultado possa
ser ainda representado com um algarismo.
- Escreva
três exemplos de adição com números de um algarismo cujo resultado deva
ser representado com dois algarismos.
- Escreva
três exemplos de adição com números de dois algarismos onde não há
necessidade de efetuar as trocas de dez unidades por uma dezena.
- Escreva
três exemplos de subtração com números de dois algarismos onde não há
necessidade de efetuar as trocas de dez unidades por uma dezena, ou seja,
sem o “empresta-um”.
- Escreva
três exemplos de subtração com números de dois algarismos onde há
necessidade de efetuar as trocas de dez unidades por uma dezena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário