A CONSTRUÇÃO CONCEITUAL DAS OPERAÇÕES
As operações são usadas em diversas situações do cotidiano, por isso é muito importante conhecê-las e as ideias de cada operação.
A adição é usada
quando precisamos:
·
Juntar duas ou
mais quantidades;
·
Acrescentar uma
quantidade a outra quantidade;
A subtração é usada
quando precisamos:
·
Tirar uma
quantidade de outra quantidade;
·
Determinar a
diferença entre duas quantidades;
·
Comparar duas quantidades:
quanto falta? quanto a mais?
A multiplicação é
usada:
·
Quando queremos
adicionar muitas vezes a mesma quantidade;
·
Em uma situação
combinatória;
·
Na ideia de
organização retangular;
·
Quando trabalhamos
a ideia d proporcionalidade.
A divisão é usada
quando:
·
Precisamos
repartir uma quantidade em partes iguais;
·
Precisamos saber
quantas vezes uma quantidade cabe na outra.
A seguir temos algumas situações onde as operações
matemáticas são usadas no nosso cotidiano:
1- Devolver o troco em operações com
dinheiro
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11- Quem vai ganhar nas eleições?
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2- Calcular juros pelo atraso de alguma
conta
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12- Cálculo da média escolar
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3- No momento de abastecer os veículos
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13- Numa atividade esportiva
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4-Em construções
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14- Estudo do comportamento do mercado de valores de
uma bolsa
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5- Nas receitas
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15- controle de calorias
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6- Nível de altitude
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16- Microondas
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7- Fuso horário
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17- No celular
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8- Conta bancária
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18-No computador
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9- Qual o valor do seguro de vida a pagar?
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19- Dirigindo um veículo
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10-Temperatura
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20- Cálculo do salário
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Atividades para serem propostas em sala de aula:
1ª Atividade
Uma loja de eletrodomésticos oferece
uma geladeira no valor de R$ 1.200,00 para pagamento à vista. No caso de
pagamentos parcelados, disponibiliza os seguintes planos:
Plano A: 2 prestações de
R$ 600,00Plano B: 3 prestações de R$ 450,00
Plano C: 4 prestações de R$ 350,00
Plano D: 6 prestações de R$ 250,00
Observe que, de acordo com número de prestações os
valores se alteram. Nesse caso, precisamos verificar o valor total em todos os
planos, pois sempre que compramos em mais prestações, o valor individual de
cada uma se torna menor, mas o valor total se torna maior. Veja:
Plano A: 2 * 600 = 1 200Plano B: 3 * 450 = 1350
Plano C: 4 * 350 = 1400
Plano D: 6 * 250 = 1500
A operação utilizada para sabermos o valor total foi a multiplicação. Basta você multiplicar o número de parcelas pelo valor da parcela.
2ª Atividade
Vamos trabalhar a proporcionalidade utilizando o seguinte exemplo: O quilo de uma carne de boa qualidade custa R$ 14,00. Caso queira levar somente meio quilo, quanto devo pagar?
Meio quilo corresponde à metade um quilo, então vamos pagar a metade do valor, isto é, R$ 7,00.
Se necessitarmos comprar 250 gramas precisamos dividir um quilo (1000 gramas) por 250.Observe:
1000 : 250 = 4
Agora, basta dividirmos o preço de um quilo por 4. Veja:
14 : 4 = 3,5
Portanto, o preço de 250 gramas dessa carne é R$ 3,50.
BRINCANDO COM A MATEMÁTICA. A importância das operações. Disponível
em: http://cleanlourenco.blogspot.com.br/2011/07/importancia-das-operacoes.html. Acesso em: 25 de Out. de 2012;
A MATEMÁTICA NO DIA A DIA. O papel da matemática em nossas vidas. Disponível em: http://aldeciralmeida7.blogspot.com.br/. Acesso em: 25 de Out. de 2012.
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